quarta-feira, 6 de março de 2013

Belezinha de Quiche


Como estou em férias esta semana , resolvi fazer alguns posts para atualizar o blog, que anda abandonado devido a vida atribulada que venho levando.
Pois bem, retorno com receitinha fácil, simples e super mega gostosa: QUICHE!
Eu sempre gostei bastante de quiches em geral, era pedido certo quando frequentava cafés e afins que serviam a tortinha salgada delicius. Eu pensava que era difícil fazer a massa, pois nunca me dei muito bem com as ditas massas “podres” da vida... até que um belo dia resolvi encarar o medo e testar receitas. E deu certo! A primeira que eu tentei deu super certo. Outras vezes que a fiz não ficaram tão boas, até que em uma aula de química no curso de Gastronomia eu entendi porque esta massa pode dar errado: por causa do glúten da farinha, que não pode ser desenvolvimento durante o processo de produção da massa brisè (popularmente conhecida como “massa podre”). O que precisa ser feito é impermeabilizar as moléculas do glúten com a gordura e o ovo, para que o glúten não se desenvolva e a massa fique lisinha e perfeita. Outro fato importante é manipular a massa sempre com a ponta dos dedos, para não transmitir o calor da mão e consequentemente, não estimular o glúten.
Então... agora que eu já contei estes segredinhos, bora para a receita?

QUICHE DE PEITO DE PERU COM ALHO PORÓ

Massa
2 xícaras de farinha de trigo – para fazer massa integral é 50% farinha branca 50% farinha integral
4 colheres de sopa cheias de manteiga ou margarina (pelo menos 70% lipídios)
1 ovo
2 colheres de sopa de água gelada
1 pitada de sal - eu não uso porque prefiro sem
Modo de preparo: Em uma vasilha coloque a farinha – se fizer a massa integral misture bem as duas farinhas antes de acrescentar os outros ingredientes. Adicione o ovo e a manteiga/margarina gelada. Misture bem os ingredientes e vá apertando a farinha e a manteiga com a ponta dos dedos (impermeabilizar o glúten). Acrescente 1 colher de água e continue apertado até a massa ficar lisa e homogênea. Se perceber que ficou farelenta ainda, coloque a outra colher de água. Assim que a massa ficar lisa, enrole-a em plástico filme (pvc) e leve à geladeira por 30min. Abrir a massa com rolo ou com a ponta dos dedos e forrar o fundo de uma forma para levar ao forno. Levar para assar em forno pré aquecido (máximo 10min de pré aquecimento) por cerca de 10min.
 Depois de assada fica assim

Recheio
300g peito de peru picado
1 cebola pequena
1 alho poró picado
2 dentes de alho
Modo de preparo: em uma panela coloque um fio de azeite ou óleo e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente os alhos e refogue por 5 minutos. Adicione o peito de peru, misture tudo ainda no fogo. Cubra a massa da quiche com este recheio.

Cobertura
2 ovos batidos
1 caixa de creme de leite
Queijo ralado
sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo: Bata os ovos com o creme de leite (com um garfo ou um fouet) e adicione o queijo ralado. Cubra a massa e o recheio com esta cobertura e leve ao forno por cerca de 20min, ou até que os ovos estavam bem cozidos.

 Massa + recheio + cobertura antes de ir para o forno

 Quiche pronta para ser degustada


Sirva com uma saladinha ou como lanche.

Eu gosto de variar bastante o recheio das minhas quiches. Agora mesmo, estou apreciando uma quiche de abobrinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário