domingo, 8 de maio de 2011

Vinhos

Hoje vou escrever sobre uma grande paixão: os vinhos.
O gosto pelo vinho não nasceu dentro de casa, mas é de casa que tenho as lembranças mais remotas dele, quando via meu pai apreciando um vinho naquelas noites frias do Rio Grande do Sul. Posso afirmar que o bom exemplo, pelo menos, veio sim de casa.

A bebida de Dionísio (para os gregos) ou Baco (para os romanos) se tornou efetivamente uma paixão quando experimentei pela primeira vez um Pinot Noir, na época que morei na Nova Zelândia. Foi instantâneo, amor ao primeiro gole. Posso dizer que fiquei fascinada. Sem exageros. Claro que antes de "descobrir" essa casta eu já apreciava outras, mas não com tanto prazer.



A partir dessa experiência com o Pinot Noir é que eu despertei o interesse pelo mundo dos vinhos.


Alguns anos mais tarde, já de volta ao Brasil, fui fazer um curso técnico, em Serviços de Restaurante e Bar, que abordou o tema durante 1 ano. Aprendi sobre métodos de fabricação, fermentação, harmonização dos mais distintos tipos de vinho com comida, serviços do vinho, e tantos outros assuntos relativos ao universo do vinho.


Durante as aulas, tive a grande oportunidade de degustar uma variedade grande de cepas, fiz aulas de análise sensorial, aprendi o vocabulário utilizado para caracterizar a bebida, como analisar se o vinho é jovem ou envelhecido e várias outras coisas. Felizmente tive a oportunidade de ter aulas com um cara que entende bastante sobre o assunto, professor Roberto Bunning. E ter um bom mestre faz toda a diferença no processo de aprendizagem.


Foi durante o curso técnico que a paixão pelos vinhos deixou de ser só um sentimento e passou a ser conhecimento. Não me considero uma expert quando se trata de vinhos, pois ainda tenho muito que aprender. Ler, degustar rótulos diferentes, desenvolver o paladar com novos sabores, experimentar, participar de eventos específicos, estudar, testar... tudo isso faz parte do constante aprendizado sobre essa deliciosa bebida, que pode ter uma infinidade de sabores, cores e aromas tão diferentes, apaixonantes e desafiadores ao mesmo tempo. A cada novo rótulo degustado, uma descoberta, um desafio.


Vai dizer, vinho é apaixonante, né? Uma garrafa de vinho é sempre uma boa pedida para reunir amigos, namorar, comemorar, presentear...


Saboreie! Afinal o vinho é um ótimo antioxidante, recomendado por médicos para manter a boa saúde. Mas a recomendação normalmente é de apenas 1 cálice por dia! Pergunte ao seu médico sobre as suas condições para ingerir a bebida.


E não esqueça: se dirigir não beba, e se beber não dirija!

Nenhum comentário:

Postar um comentário