sexta-feira, 14 de maio de 2010

TURISMÓLOGO

Que bicho é esse?
Muitos me perguntam o que serei quando me formar na faculdade. Quando falo "Turismólogo" a maioria das pessoas torce o nariz (afinal o nome não é tão comum como Advogado ou Arquiteto, por exemplo) ou faz cara de quem não entendeu. Sem falar naqueles "bastards" que adoram fazer piadinhas do tipo "faculdade de turismo é para aqueles que vão à faculdade a turismo?" ou "vai ser guia turístico?". Fico atônita quando ouço essas bobagens!
Primeira coisa que gostaria de esclarecer para quem ainda não sabe: gruia turístico não existe! O termo correto para definir o profissional habilitado para guiar turistas em destinos e roteiros turísticos é o Guia de Turismo. Para obter esse título é necessário fazer um curso específico, não é na faculdade que se profissionaliza para trabalhar com guiamento.

Voltando ao assunto que dá título a esse post, hoje eu dedico esse especialmente para explicar a profissão do Turismólogo, o bacharel em Turismo e o curso que o faz ser esse profissional.
O turismo como ciência é identificado como uma Ciência Social Aplicada, onde também se encontram cursos como Administração de Empresas, Direito, Estatística, Comunicação Social, Ciências Contábeis e Econômicas, entre outros.
No decorrer do meu curso todas essas áreas são abordadas, e normalmente temos pelo menos uma disciplina abordando cada uma dessas áreas do conhecimento, além daquelas disciplinas focadas e voltadas para a atividade do turismo, o que confere à nós, bacharelandos, uma visão holística da atividade como um todo, sob o ângulo de várias outras áreas além da nossa. Arriscaria afirmar que o curso de Turismo poderia muito bem se chamar de Administração do Turismo, devido a sua grade curricular baseada no curso de Administração.
Já que citei algumas das disciplinas gerais que são estudadas, vejamos também algumas disciplinas específicas do curso: Turismo no Meio Rural, Atualiades no Turismo, Ecoturismo, Turismo Cultural, Planejamento e Organização de Eventos, Políticas Públicas, Alimentos e Bebidas, Planejamento e Organização do Turismo, Idiomas (Inglês e Espanhol), Gestão Hoteleira... e muitos mais!
O bacharel em Turismo pode atuar profissionalmente em empresas privadas e órgãos públicos, empreendimentos turísticos e hoteleiros, ensino e pesquisa, consultoria, agências de viagens, etc.
Pode-se perceber que há várias opções para atuar na profissão e existem inúmeras possibilidades para a realização desse profissional.
Viva o fenômeno do turismo que cada vez mais fomenta a economia mundial e consequentemente me dá a oportunidade de atuar como TURISMÓLOGA!

Um comentário:

  1. Obrigado por exclarecer, eu, mesmo me considerando uma pessoa exclarecida ainda tinha dúvidas sobre o que um profissional formado em turismo faz.
    Compartilhamos de certa forma este desconhecimento geral sobre os nossos cursos, faço uma faculdade de Administração de Redes, geralmente associada ao ato de fazer cabos de rede e instalações... Obviamente não aprendo isso na faculdade.
    Parabéns pelo blog, muito bom!

    ResponderExcluir